SEJA NOSSO PARCEIRO

COLETA SELETIVA - CARTA CONVITE

No Brasil, os índices de desperdício são assustadores, contrapondo-se à miséria de parte da população que tem como única fonte de sobrevivência a catação de materiais do lixo.

Nesse contexto, o projeto de coleta seletiva da ACAMJG, Associação do Catadores de Materiais Recicláveis de Jardim Gramacho, vem buscando, desde sua fundação em 2004, uma mudança de comportamento da população na geração e no trato com o lixo, principalmente em relação ao desperdício inerente à sociedade de consumo.

Agora, cada vez mais próximo do eminente fechamento do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, estamos mais que nunca pedindo a colaboração das empresas públicas, privadas e outros segmentos da sociedade, para minimizar o impacto social que o encerramento das atividades no “Lixão” acarretará em aproximadamente 2500 famílias.

Diante disso vimos convidá-lo a firmarmos uma parceria, Doador x Donatário, com nossa associação. Providenciamos a coleta de seu descarte reciclável no local, data e horário designado por V.Sa.

Os benefícios da coleta seletiva são infinitos. Seguem alguns exemplos baseados em estudos e estatísticas: a reciclagem de papel evita o corte de árvores (para cada tonelada de papel reciclado evita-se o corte de 35 árvores), a de alumínio economiza energia e minério (para produzir uma tonelada de alumínio são gastas 5 toneladas de bauxita e a reciclagem de uma lata de alumínio economiza a energia equivalente a 3 horas de uma TV ligada), entre várias outros beneficios que auxiliam na preservação de um meio ambiente saudável. É também salientado o desperdício de materiais no lixo da cidade - 600t/dia de alimentos, mais de 1000t/dia de entulho da construção civil, além de materiais recicláveis, principalmente papel e papelão (cerca de 150t/dia), metal (25t/dia), vidro (20t/dia) e plástico (quase 150t/dia), etc.

Somos uma instituição séria, com bons antecedentes, possuímos RGI do nosso terreno onde funciona a ACAMJG e o Pólo de Reciclagem e temos licença ambiental para funcionamento, expedida pela FEEMA.
Possuímos em nossas instalações um Centro de Referência em Coleta Seletiva onde funcionam projetos sociais em que são ministradas oficinas de qualificação para os catadores, seus familiares, e demais interessados do entorno.

Recentemente, o que inicialmente era apenas um ensaio fotográfico sobre o lixão de Jardim Gramacho, por trás da lente do artista plástico Vik Muniz, se transformou num documentário ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, e que inclusive concoreu como única obra nacional brasileira ao Oscar 2011. Seguem alguns de inúmeros links sobre a obra:

http://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8 (trailer oficial no Youtube)

 “Faça do seu lixo, o nosso lixo extraordinário”

Teremos prazer em receber a sua visita para conhecer as nossas instalações.

Marcação de visitas pelos telefones:
(21)3193-7141
 - acamjg@hotmail.com

- Gloria C. Santos – Diretora Financeira– (21) 99506-5402 
gloriakristina@hotmail.com

-  Natasha Rosa - 99342-4376 -  
Email: natashasantos1227@gmail.com

Antecipadamente grato pela atenção dispensada,

Atenciosamente,
                  
     Tião  Santos
           Presidente